HEXA NA RAÇA!!!

Não poderia deixar de comentar a recente mudança de posição da CBF!
ATÉ QUE ENFIM!!! \o/
Qualquer um que jogar 'Campeonato Brasileiro de 1987' no Google e ler a história toda, vai entender que é mais do que óbvio que o Flamengo foi campeão e merece o título!!! Todo mundo já sabia!

Vamos aos fatos:

• A CBF não tinha dinheiro pra realizar um campeonato naquele ano e, quando o recém-fundado Clube dos 13 pediu permissão (já com o regulamento montadinho e tudo, só precisava pedir porque era a CBF quem mandava), eles foram a favor, desde que incluíssem mais 3 clubes de estados diferentes, o que o Clube dos 13 fez, chamando os de maior torcida e tradição em seus estados.

• Os clubes chamados a participar eram todas da primeira divisão do Campeonato de 1986 (segundo a CBF, que não teve como realizar o campeonato da segunda divisão de 1986 e fez todos jogarem o mesmo campeonato neste ano, em 1987 seriam da primeira divisão os 24 melhores colocados daquele ano de 86), reunidos em função de sua popularidade, já que, como a CBF não ia custear o campeonato, precisariam do dinheiro da venda dos ingressos para fazê-lo, ou seja, deixaram de fora times menores que não contribuiriam na arrecadação (ou até dariam prejuízo) em seus jogos.

• Tudo acertado, começa o campeonato. Um sucesso estrondoso, de público e, principalmente, de dinheiro! Na mesma hora a CBF cresceu o olho e decidiu participar da mamata, criando o Módulo Verde (os que já estavam competindo), o Amarelo (16 da segunda divisão) e ainda os Azul e Branco, de que ninguém lembra, mas que classificariam os 12 times da segunda divisão de 1988 (ou seja, eram times ainda menores). Sendo a manda-chuva do pedaço, ela simplesmente mudou tudo para poder conseguir uma fatia no bolo! Bonito, hein!?..

• Não contente com isso, a CBF queria um cruzamento entre os campeões e vices dos Módulos Verde e Amarelo para definir quem representaria o Brasil na Libertadores do ano seguinte, 88. Veja bem, não era pra definir o Campeão BRASILEIRO, e sim o Campeão DO BRASIL, no sentido de que seria o clube a defender o País na outra competição.

• Naturalmente, o Clube dos 13 não aceitou (o campeonato estava rolando, ninguém sabia quem venceria ainda) pelo simples fato de que seria RIDÍCULO e VEXATÓRIO que, para ser reconhecido como melhor do Brasil, um time tivesse que disputar com outro da segunda divisão! Qualquer um com o mínimo de bom senso pode perceber a justiça dessa posição! Ou por acaso o Fluminense, pra ir pra Libertadores de 2011 teve que jogar com o Coritiba? Simplesmente absurdo, não? E ninguém acha que o Fluminense está fugindo ou sendo covarde, só é irreal uma exigência dessas, oras! E, vamos lembrar, isso não estava nas regras do jogo colocadas no início do campeonato (Copa União, até então) e aceita pela CBF lááááá no início! Então, qualquer time que fosse campeão do Módulo Verde, iria se recusar a realizar esse cruzamento com o apoio de todo o Clube dos 13 (ah, a fé nos outros é uma coisa tão linda, não?), não só o Flamengo! Mas segue a fita...

• O pretenso representante do Clube dos 13 á época, o Sr. TôRico, digo, Eurico Miranda, sem consultar ninguém, assinou em nome da agremiação que concordava com o infame cruzamento. Ao saber disso (no dia seguinte, pelo jornal, inclusive), os demais se revoltaram e insistiram no posicionamento de que, com o apoio de todos os demais, quem quer que vencesse não disputaria com o Módulo Amarelo e seria, ainda assim, campeão, ponto final (inocência ou, na época, todos tinham mesmo boas intenções?, vai saber...).

• O final, todos já sabem, Flamengo campeão, Inter vice e ninguém iria jogar com Sport e Guarani (que, inclusive, decidiram quem seria campeão e vice no cara-e-coroa ou no par-ou-ímpar, já que o jogo deles terminou empatado e eles decidiram parar de tentar os pênaltis depois que chegaram à incrível marca de 11x11 - eu sei, bizarro! E ainda quer ser Campeão Brasileiro assim! -), já que o regulamento tinha sido alterado à revelia dos participantes. Assim, o Clube dos 13 (nesse momento é bom ressaltar que o presidente era o atual presidente do São Paulo) declarou o Flamengo campeão e a CBF, de raivinha, deu o título e a vaga na Libertadores ao Sport.

• Depois disso, o Flamengo recorreu à Justiça Desportiva para ser declarado campeão e ganhou a causa. No entanto, o Sport recorreu à Justiça Cível do próprio estado (tribunal bairrista?, que nada...) e ganhou o título na marra. Só lembrando que recorrer à Justiça Comum é fato punido com a desfiliação, mas a CBF não se manifestou na época, por que será?

• Através de erros bizarros (Procurador da União entregando petição inválida e perdendo o prazo? Faz-me rir...) e estranhas coincidências políticas, o Sport conseguiu validar o regulamento alterado no meio do campeonato e assinado por procurador que excedeu seus poderes (onde já se viu isso?) e se manteve no título, em detrimento do bom senso e do óbvio, já que o time do Sport jamais poderia ganhar do time do Flamengo (o qual era formado por craques consagrados, só um dos jogadores ainda não tinha integrado a Seleção) na época.

• Mesmo após assinar um documento em que reconhecia o Flamengo como Campeão Brasileiro de 87 para entrar no Clube dos 13, o Sport continuou com o título, quer pior do que isso?

• Milhões de anos depois, a CBF decide ressuscitar títulos de 1900 e guaraná com rolha, reconhecendo-os como os Campeonatos Brasileiros da época, havendo, inclusive, dois campeões em um ano, já que torneios simultâneos eram realizados.

• Baseado nisso, o Flamengo pleiteou o direito de ser considerado Campeão Brasileiro de 1987 junto com o Sport, considerando-se ambos os Módulos disputados como Campeonatos Brasileiros distintos, o que é o mínimo que se pode fazer para atender a lógica. Assim, o título do Sport, conseguido através de decisões da Justiça Comum e do par-ou-ímpar, foi mantido, como determinava a decisão federal transitada em julgado. O Sport continua sendo campeão do Módulo que disputou (o da Segunda Divisão), ponto final.

Nenhuma decisão foi desrespeitada, nenhum título foi tomado de ninguém. A Globo não quer roubar o Nordeste (sério, esse povo da Internet...) e acho bom o presidente do São Paulo lembrar quem foi que consagrou o Fla campeão em 87 e devolver a NOSSA Taça de Bolinhas, que nos pertence por direito e merecimento! Eles que fiquem com a Taça de Bolinhas deles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu parecer:

 
BlogBlogs.Com.Br