Vera amicitia

Dizem que você só conhece seus verdadeiros amigos quando algo ruim acontece. Não é bem assim.
Muitas vezes seu amigo tem a melhor das boas intenções. Quer mesmo te ajudar mas, quando fala alguma coisa, mete os pés pelas mãos e acaba passando por falso amigo (ou pura e simplesmente por BABACA TOTAL E COMPLETO). Esse post é um desabafo sobre coisas que aprendi quando a merda bateu na minha porta e um pedido de desculpas também, vocês vão ver mais adiante.

Em geral, achamos que alguém não é nosso amigo de verdade porque, quando algo ruim acontece, essa pessoa some ou fala algo de que não gostamos. Acontece que não paramos pra pensar se a pessoa tinha estrutura emocional, naquela hora, pra suportar um problema que não fosse os dela própria. E, na maioria das vezes, ela também não vai te contar o que está passando pra não te sobrecarregar, daí todo o mal entendido de 'poxa, Fulano me abandonou quando eu mais precisava...'. Tremenda injustiça, afinal, nem todo mundo sabe como dar apoio ou consolar uma pessoa que está sofrendo, às vezes a maior demonstração de amizade é se afastar um pouco pra não falar merda e magoar ainda mais a pessoa. Conselho de Experiência Própria: quando isso acontecer, converse com seu amigo, você pode não saber, mas ele pode estar passando por coisa pior do que você!
Pode ser também que ele diga algo que, na hora, não queremos ouvir. Seja por dizer a verdade (que a culpa dos nossos problemas é nossa mesmo, que nossos namorados não vão voltar, etc.), seja por minimizar nossos problemas (parte pra outra, esquece isso e vamos beber, etc., etc., etc.), - e aqui faço meu mea culpa: Jubs, eu não fazia ideia da merda que estava falando, me desculpa! Agora eu entendo como deve ter soado o que eu disse naquela hora, mas não foi minha intenção! - essa pessoa passa a ser vista por nós com maus olhos depois dessa situação. Claro que é uma merda ouvir algo assim quando tudo o que queremos é um pouco de colo e 'não fica assim, você não fez nada de errado', mas não necessariamente é o que precisamos ouvir nessa hora. Seu amigo pode falar como um babaca mas, com certeza, só quer o seu bem. Justamente por já ter feito isso, posso dizer: não é por mal, de verdade. Não é que os problemas sejam encarados como bobagem por quem diz, é só o anseio de tentar dar um conselho útil, fazer a pessoa com quem nos preocupamos se sentir melhor de alguma forma, capaz de superar os problemas rapidamente ou esquecê-los por um tempo para ter uma folga! Da mesma forma, quem diz a verdade tenta nos alertar, nos ajudar a encarar de frente a situação em vez de assistir enquanto nos refurgiamos na nossa condição de vítimas e não fazemos nada! Eles tentam fazer com que tomemos uma atitude para resolver o problema, seja mudando nossa forma de agir, seja começando a esquecer quem nos deixou, e por aí vai! Muitas vezes a forma como as coisas são ditas magoam, mas não podemos duvidar das boas intenções dessas pessoas, por mais que sejam umas imbecis na hora que abrem a boca (sim, estou me incluindo totalmente, eu sou a rainha do 'falar o que pensa sem pensar no que fala' - que eu acabei de inventar, inclusive).

Agora, quem não é amigo de verdade é aquela pessoa que concorda com tudo o que você diz sobre determinado problema ou situação só pra te fazer sentir que tem apoio, por mais que você tenha acabado de fazer a maior merda da sua vida! Ele prefere manter a "sintonia" e a "concordância" entre vocês do que realmente te ajudar a parar e pensar no que está fazendo. Esse sim, por mais que te faça sentir bem na hora, é péssimo amigo, porque não tá nem aí pro que isso pode acarretar pro seu futuro, quer apenas saber de manter o 'agora', a pretensa amizade entre vocês, mostrando uma fachada de compreensão e aceitação quando, na verdade, não liga pro que acontece na sua vida fora do seu relacionamento de "amizade" com ele. Tem também os que minimizam o problema mas sem o intuito de proporcionar alívio e conforto momentâneo, querendo apenas que a pessoa pare de falar sobre o que a incomoda para que elas possam continuar "se divertindo" (entre aspas porque, quem tem o problema, naturalmente não está se divertindo tanto quanto o outro, que simplesmente quer aproveitar a compania do "amigo"). Recentemente identifiquei "amigos" capazes de incentivar ou apoiar o término de uma relação só pra ter mais uma pessoa solteira pra sair junto! Ou seja, pra elas, FODA-SE o que o amigo delas tá sentindo, o que a relação significava, se tem volta ou não, o importante é aumentar o 'bonde da night'! Pra isso chegam ao cúmulo de fazer intrigas e emitir julgamentos sobre o outro, que mal conhecem!!! E você, magoado, chateado, é bem capaz de acreditar e achar que aquilo tudo é verdade mesmo, você que não tinha se tocado antes! E lá se vai a possibilidade de se pensar melhor e talvez retomar um relacionamento que não devesse ter acabado, você passa a achar que eles é que estão certos (afinal, são seus "AMIGÕES") e que bom mesmo é vida de solteiro (se bobear, com os maravilhosos conselhos desses "amigos", você percebe que nem gostava mais da outra pessoa, tava tudo indo mal mesmo, não tava?), uhul!!! Bora pra night que é o melhor que nóix faix!!! \o/

Talvez eu estivesse errada no início. Talvez realmente a gente só conheça quem é amigo de verdade quando algo ruim acontece. Mas, com certeza, não se reconhece um bom amigo da forma como eu achava antes...




Aproveito pra agradecer aos meus novos amigos da Oi (sim, tô fazendo merchan! são eles que pagam meu salário, afinal de contas!): vocês são do tipo que apoiam e consolam sem ser BTeC's (babacas totais e completos - dã!), uma raridade! =D
Obrigada por permitir que nossa amizade se desenvolvesse ao ponto de eu poder procurar por vocês quando a coisa fedeu. Sabem que também podem contar comigo, não sabem? Vou tentar ser menos BTeC daqui pra frente, prometo...

Aos velhos e bons amigos: porra, vocês são foda pra caralho, puta que o pariu! Sem vocês tava na merda mesmo! Valeu, por tudo! ;*
Caralho, eu sou tão carinhosa, puta merda! *______* Fico até emocionada comigo mesma!

E segue a música... "I'm no broken-hearted girl..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu parecer:

 
BlogBlogs.Com.Br